Curiosidades

Anunciantes do Jornal


CANTINA DO ZUZA

Via Lange Moda Íntima

Academia Estação Saúde

Pesquise no Jornal

Sociedades de Bairros

Saiba onde retirar seu exemplar!
Vitor Lourenço

Entenda melhor sobre as tradições natalinas

17/12/2004

Por Ana Paula Faez
anapaula@bairrosemnoticia.com.br

A figura do Papai Noel ainda existe nos corações dos homens e nos sonhos das crianças. É difícil não se emocionar quando uma criança fala ao Papai Noel como se ele fosse real
O Natal está próximo e junto com ele vem um espírito calmo de paz, harmonia e solidariedade para com o próximo. Este período do ano, envolve as mais diversas tradições como por exemplo a árvore de natal, o Papai Noel, a troca de presentes, a ceia. Enfim uma infinidade de tradições que são seguidas à risca por milhões de pessoas no mundo todo. Mas afinal você já parou para pensar o motivo de tantas tradições? Por que elas surgiram? O que elas significam?
De onde vem a tradição da árvore de natal? E porque o pinheiro é escolhido para ser enfeitado? O que significa a estrela que fica na ponta da árvore de natal? A tradição da árvore vem desde a Idade Média e teve origem na Alemanha. No início ela era enfeitada com velas e com maçãs, que simbolizavam a fertilidade, com o passar dos anos as velas foram substituídas por luzes e a maçãs por bolas. A escolha do pinheiro foi estratégica, pois ele é a única árvore que não perde suas folhas no inverno. Quanto a estrela que costuma ficar na ponta da árvore simboliza a estrela de Belém, que guiou os 3 reis magos até o local em que Jesus nasceu.
Segundo a lenda natalina a troca de presentes é necessária para homenagear os presentes que os 3 reis magos entregaram ao Cristo recém-nascido. Por esse motivo que as famílias e os amigos mais próximos trocam presentes para mostrar-lhes o quanto são importantes e o quanto são amados.
O velhinho simpático vestido de vermelho que distribui presentes para as crianças é uma tradição holandesa. Como muitos colonos desse país migraram para os Estados Unidos da América do Norte no século XVIII (dezoito), Santa Claus (como é conhecido em seu país de origem) tornou-se popular na América e depois em todo mundo. Foi São Nicolau quem inspirou o personagem Santa Claus, ou, Papai Noel, um bispo que vivia onde se encontra hoje a Turquia. A lenda diz que ele costumava dar presentes para as crianças pobres.
Em 1823, o livro “Uma visita de São Nicolau”, de Clement C. Moore, colocou o Papai Noel definitivamente entre os personagens mais conhecidos do imaginário popular no Ocidente. É dessa obra que surgem as renas, o saco de presentes e o costume de descer por chaminés. Já a figura do velhinho gordo, de barba branca e bochechas rosadas faz parte da criação do cartunista americano Thomas Nest.
Depois de entender melhor as lendas e tradições natalinas, resta somente ter um excelente natal e esperar a visita daquele velhinho gordo, simpático de bochechas rosadas. Feliz Natal!

Redação / JBEN / Ana Paula Faez

Indicar esta página à um amigo

 

Matérias Anteriores:

Jornal Bairros em Notícia

Fone (19) 3233.3201 ou (19) 9128.0775
contato@bairrosemnoticia.com.br
Caixa Postal 756 - CEP 13001-970 - Campinas - SP