Inter.Net.Cpq

Anunciantes do Jornal


CASA DA CRIANÇA PARALÍTICA DE CAMPINAS

CANTINA DO ZUZA

Academia Estação Saúde

Pesquise no Jornal

Sociedades de Bairros

Saiba onde retirar seu exemplar!
Vitor Lourenço

IFS lança nova versão de Business Intelligence integrada à solução Proclarity

28/01/2004

Para atender a demanda de companhias que buscam informações rápidas e precisas para as tomadas de decisão, a IFS Industrial & Financial Systems apresenta uma nova versão do IFS Business Performance, que é composta pelas soluções de Business Intelligence (BI) ProClarity Analytics Platform, BSC (Balanced Scorecard) e Personal Portal. Esse lançamento anuncia a IFS como o primeiro Business Partner no Brasil dos produtos da ProClarity Corporation, que fornece ferramentas de análise de dados.

A desenvolvedora, que passa a oferecer ao mercado sua solução de BI como uma nova camada do IFS Applications, aposta que essa aplicação passou a ser vista como um processo de negócio que cria oportunidades para as empresas. Nesta nova abordagem, enquanto o BI extrai dados de diversas fontes, analisa e transforma os registros obtidos em informações que geram conhecimento estratégico às empresas, o BSC esclarece e traduz as definições obtidas a partir do BI com o propósito de planejar e estabelecer metas para atingir os objetivos almejados. Todas essas informações são visualizadas e acompanhadas através do Personal Portal, pois a solução é 100% Web.

“Dentro de um cenário em que o número de decisões tem aumentado e o tempo para tomá-las diminuído, pesquisas revelam que executivos perdem oportunidades por falta de informações. Por isso, disponibilizamos uma solução que facilita o processo de conhecimento de uma forma mais rápida e segura”, comenta Herton Götz, diretor de desenvolvimento de negócios da IFS do Brasil.

De olho num mercado promissor, a empresa acredita que aspectos como a crise econômica vivida, o nível de aprimoramento dos profissionais aumentando e a quantidade de informações geradas nas empresas, que dobra a cada ano, fazem necessário o uso de uma arquitetura de BI. Vale ressaltar que estudos realizados pelo Gartner Group mostram que até 2005, 70% das grandes empresas vão utilizar fontes estratégicas como base de seus negócios.

Detendo informações mais detalhadas, fica fácil ampliar as vendas e o relacionamento com o cliente e diminuir custos, melhorando a integração do negócio. Isso quer dizer que o sistema é capaz de apresentar, através de gráficos de perspectivas, onde as vendas caíram ou se obteve mais lucro, qual cliente é mais rentável, o que é preciso cortar e ainda sinaliza as ações que necessitam ser tomadas. Tudo isso via monitoramento, análise e detalhamento das informações traduzidas em relatórios.

“Com o IFS Business Performance, as empresas estabelecem suas estratégias, mapeiam suas atividades no BSC e acompanham o processo através das informações geradas pelo IFS Applications. Quando surge a necessidade de análise de alguma informação, entra em operação o BI, que relaciona a causa e o efeito de eventos ocorridos por meio de análises multidimensionais”, resume Götz. O sistema também responde a demandas individuais na organização, fazendo com que qualquer usuário possa entender e trabalhar com a informação. A partir de scorecards e gráficos nos portais pessoais, o sistema alerta quando um limite definido foi excedido, o que torna a empresa pontual nas suas operações.

Vale ressaltar que a solução IFS Business Performance é baseada nos conceitos de BPM (Business Performance Management). Esse é um modelo que incorpora a medição para suportar métodos estratégicos e operacionais em perspectivas de curto e longo prazo, financeira e não financeira, funcionais e/ou orientadas a processos e focada nos ambientes interno e externo da organização.

Vantagens competitivas do ProClarity

O ProClarity Analytics Platform é um produto baseado em componentes para a construção de aplicações de BI, que usa o Microsoft Analysis Services como servidor de processamento analítico online (OLAP). Sua arquitetura consiste em três camadas (apresentação, business logic e dados) e agrega mais de 30 componentes, que podem ser totalmente personalizados de acordo com a demanda de cada negócio.

Sua solução inclui um Analytic Server, camada intermediária que funciona como uma espécie de hub centralizando e filtrando os dados de diversas fontes por meio do ambiente Microsoft Analysis Services. Através desse repositório de informações, os usuários do sistema acessam os relatórios e interagem com os dados necessários para otimizar a tomada de decisão. Essas informações, que podem ser extraídas pela Internet, Extranet, Intranet e até mesmo pelos aplicativos do Microsoft Office, geram conhecimento estratégico às empresas, o que assegura agilidade e confiabilidade no processo.

A visualização e a manipulação das informações ocorrem por meio de quatro ferramentas: ProClarity Desktop Web Professional, voltado para analistas e usuários avançados obterem conhecimento e criarem análises, permitindo uma compreensão mais abrangente via painel digital ou Web; ProClarity Web Standard, solução interativa usada para analisar dados do OLAP através de um browser; ProClarity Selector, para usuários avançados que consultam os dados para análises mais sofisticadas, e ProClarity Business Reporter for Excel, importa e exporta dados do servidor para planilhas, mantendo atualizados os documentos do ambiente Excel, uma característica inovadora.

O produto ainda conta com duas outras novidades exclusivas. Uma delas é o gráfico de perspectiva, que permite analisar e comparar a relação entre duas medidas para uma dimensão específica, como, por exemplo, detectar qual cliente é mais rentável e o que dá mais prejuízo. A outra é a árvore de decomposição, que facilita a visualização das informações divididas em subcomponentes e de qualquer dimensão através de uma escala hierárquica ou pelo gráfico de Pareto.

Apesar da amplitude dos resultados, é uma solução fácil e rápida de ser implementada – máximo de três meses, dependendo da forma como serão personalizados os componentes, além de oferecer um retorno de investimento (ROI) garantido. Também não é necessário ter o IFS Applications para implantar o IFS Business Performance.

A grande vantagem é que o ProClarity é uma solução integrada à plataforma Microsoft SQL Server, o que oferece um ótimo custo/benefício. “Essa integração nos permite oferecer uma solução com valor 50% inferior à media de mercado, o que possibilita disponibilizarmos uma alternativa de baixo custo e alto desempenho”, finaliza Valdir Pandolfi, diretor de vendas da IFS.


Redação / Accesso

Indicar esta página à um amigo

 

Matérias Anteriores:

 

Jornal Bairros em Notícia

Fone (19) 3233.3201 ou (19) 9128.0775
contato@bairrosemnoticia.com.br
Caixa Postal 756 - CEP 13001-970 - Campinas - SP