Editorial

Anunciantes do Jornal


CANTINA DO ZUZA

Ô PASTEL!

CASA DA CRIANÇA PARALÍTICA DE CAMPINAS

Pesquise no Jornal

Sociedades de Bairros

Saiba onde retirar seu exemplar!
Vitor Lourenço

Tartaruga no poste?

20/10/2004

Enquanto suturava uma laceração na mão de um velho gari (que tinha cortado em um caco de vidro indevidamente jogado no lixo), o médico e o gari começaram a conversar sobre política e o comentário era o prefeito de sua cidade.
- E o velho gari disse:
- Bom, o senhor sabe, o Prefeito é uma 'tartaruga num poste'. Sem saber o que o gari quis dizer, o médico perguntou o que era uma 'tartaruga num poste'.
O velho gari respondeu:
- Quando o senhor vai indo por uma estradinha e vê um poste de cerca de arame farpado, com uma tartaruga equilibrando em cima dele, isto é uma 'tartaruga num poste'. O velho gari olhou para a cara de espanto do médico e continuou com a explicação:
- Você sabe que ela não subiu lá sozinha, você sabe que ela não deveria estar lá, você sabe que ela não vai conseguir fazer absolutamente nada enquanto estiver lá, então tudo o que temos a fazer é ajudá-la a descer de lá.

Lógico que se trata de uma anedota o texto acima.
O que devemos pensar muito nestes últimos dias que antecedem o dia de exercemos o nosso direito de escolher o nosso munícipe é pensar e refletir muito sobre a escolha. Vamos ter uma chance só e se errarmos, vamos vivenciar mais uma estória da “tartaruga no poste” e vai durar os próximos 4 anos.
A palavra “política” até que tem um significado interessante, por exemplo: dentre outros pode ser também, “a arte de bem governar os povos, conjunto de objetivos que enformam determinado programa de ação governamental e lhe condicionam a execução, princípio doutrinário que caracteriza a estrutura constitucional do Estado, posição ideológica a respeito dos fins do Estado, atividade exercida na disputa de cargos de governo ou no proselitismo partidário, habilidade no trato das relações humanas, com vista a obtenção de resultados desejados, cortesia”. Agora a palavra “político” já é mais complicada. Vejam o significado: “aquele que trata ou se ocupa de política, estadista, astuto e esperto”.

Até aí tudo bem, mas quando entra a “politicagem” é onde o povo entra bem, pois politicagem significa: “política mesquinha, estreita, de interesse pessoal, o conjunto de políticos inescrupulosos.” E lamentavelmente foi isto que vimos nos últimos dias em nossa cidade, quando nem bem acabava de serem diplomados os futuros Vereadores, já estava sendo articulado um aumento em seus proventos de 60%. A indignação do povo foi geral e notória, estampada em todas as conversas e cantinho dos leitores nos jornais da cidade.

Vamos ter a oportunidade de eleger mais um prefeito novo em nossa cidade. Vamos torcer para que ele vença as eleições de 2008 no primeiro turno.

Redação / JBEN

Indicar esta página à um amigo

 

Matérias Anteriores:

 

Jornal Bairros em Notícia

Fone (19) 3233.3201 ou (19) 9128.0775
contato@bairrosemnoticia.com.br
Caixa Postal 756 - CEP 13001-970 - Campinas - SP