curiosidades

Anunciantes do Jornal


CASA DA CRIANÇA PARALÍTICA DE CAMPINAS

RM COMERCIAL

Microcamp - Aquidaban

Pesquise no Jornal

Sociedades de Bairros

Saiba onde retirar seu exemplar!
Vitor Lourenço

Corporação Musical Campineira Homens de Côr, vizinha de todos nós

Janeiro/2004

Talvez nem todos os moradores do Bosque saiba, mas é aqui em nosso Bairro que fica a séde da Corporação Musical Campineira Homens de Côr há mais de 70 anos. É interessante saber até porque começou e também o nome, que segundo o seu atual Presidente Sr. José Antonio, relata que em 1933, ano de sua fundação o preconceito pela aristocracia aqui em Campinas aos homens de côr era muito forte e eles não podiam tocar em bandas musicais da época. Hoje não há preconceito nenhum até porque existem componentes brancos e analisando o próprio nome da corporação ele menciona homens de côr, mas não fala qual é a côr, brinca o Sr. Antonio Meneghetti, vice-presidente, que é da cor branca.
A Corporação ensaia até hoje, uma vez por semana, às quartas-feiras, em sua séde a Rua Luzitana, 127, quase esquina com a Rua Uruguaiana.
Não há datas previstas de apresentações da Corporação, pois quem deveria estar agendando trabalhos para estes músicos, na sua maioria com idades avançadas, seria a Prefeitura Municipal de Campinas, através da Secretaria de Cultura. Segundo seus Diretores não há nenhum tipo de apoio através deste órgão municipal, cometendo inclusive o não cumprimento a uma Lei Municipal de n° 6.912 DE 10 DE JANEIRO DE 1.992, assinada pelo ex-prefeito Jacó Bittar (PT), que destina a esta Corporação e de mais três aqui em nossa cidade, benefícios que vão desde manutenção, compras de instrumentos, vencimentos para músicos.
Segundo o maestro Sr. Alvaro Jorge de Oliveira, depois de muitos anos, aceitaram um pedido no Orçamento Participativo vigente para este ano e estão aguardando uma verba prometida pela Secretaria de Cultura e Turismo, no valor de 50 mil reais para aquisição de equipamentos e materiais necessários.
Em relação a séde, que hoje é própria, foi adquirida através da colaboração de todos os componentes no decorrer de vários anos, destinando-se parte dos ganhos para um tipo de poupança, até conseguirem comprar o imóvel. Hoje, pela falta de verba e de apoio, apesar de local limpo, bem cuidado e organizado, o imóvel precisa de reforma, uma pintura e é um sonho destes senhores que isto aconteça.
A Corporação Musical Campineira Homens de Côr, tem hoje o carinho e interesse em ensinar música em geral, graciosamente a quem quer que seja, desde criança até os mais velhos. Neste caso é só entrar em contato com o maestro Sr. Alavaro Jorge, todas as quintas feiras, das 17,00 hs às 19,00 hs no telefone (19) 3232.6103

Celso Lins

Indicar esta página à um amigo

 

Matérias Anteriores:

 

Jornal Bairros em Notícia

Fone (19) 3233.3201 ou (19) 9128.0775
contato@bairrosemnoticia.com.br
Caixa Postal 756 - CEP 13001-970 - Campinas - SP