Entrevista Vip

Anunciantes do Jornal


CANTINA DO ZUZA

SL Materiais Elétricos e Hidráulicos

Via Lange Moda Íntima

Pesquise no Jornal

Sociedades de Bairros

Saiba onde retirar seu exemplar!
Vitor Lourenço

João Pontin - Presidente do CONSEG - União Centro-Leste

Março/2004

Quando foi criado o Conseg-União Centro-Leste ? O que é o Conseg?

Vamos dar um passo atrás. Conseg significa Conselho Comunitário de Segurança. A figura do Conseg foi criada na gestão do Governador Franco Montoro. A partir desta criação, observou-se que ano a ano, o número de Consegs aumentou sem parar em todo o estado. Só em Campinas existem 13 Consegs que cobrem praticamente todo o município. O Conseg é uma entidade apolítica e de apoio à Polícia Estadual, servindo como um canal privilegiado pelo qual a Secretaria da Segurança Pública ouve a sociedade, contribuindo para que a Polícia (Civil e Militar) opere atendendo mais adequadamente o cidadão e a comunidade. O Conseg-União Centro-Leste foi fundado 13/05/2002. Através do Conseg, a comunidade e as autoridades policiais, planejam ações integradas de segurança, tendo como objetivo manter e restaurar a qualidade de vida dos cidadãos que residem nos bairros de sua abrangência.
O Conseg não tem fins lucrativos e conta com o trabalho voluntário de membros da comunidade. Para maiores informaçÕes sobre os Consegs de Campinas favor nos procurar, ou acessar a página da Secretaria de Segurança Pública (www.ssp.sp.gov.br).

Quem são o membros da atual Diretoria e de quanto tempo é o mandato?

Os membros da atual diretoria são cidadãos da comunidade que ocupam os cargos de presidente, Vice-Presidente, 1º e 2º Secretário, 1º e 2º Tesoureiro, diretor social Diretor de Assuntos Comunitários. O mandato tem duração de 2 anos.
Compõem também a diretoria os membros natos, que são o representantes da Polícia Cívil e um da Polícia Militar, Dr. Renato Lauer e Capitão Odair Alias, respectivamente.
Nosso Conseg pertence ao 10º Distrito Policial e 2º Companhia do 35o. Batalhão da Polícia Militar compreendendo bairros como: Bosque, Jardim Proença, Jardim Paraíso, Jardim Guarani, Vila Lemos, Vila Baronesa, etc.

Qual a sua formação academica? De que cidade você é? Se quiser dizer sua idade, fique à vontade.

Apesar de meus pais serem do interior, nasci na capital, entretanto voltei às origens pela escolha da Agronomia como profissão, e assim tive oportunidade de morar e conhecer várias outras cidades. Quanto à idade, vou dar uma dica, nasci no ano da fundação de Brasília, faça as contas. Embora não me considere velho, tinha 10 anos quando o Brasil ganhou a Copa de 1970, e que copa, talvez a melhor que assiti até hoje.

Quanto tempo você mora em Campinas?

Há 8 anos, mas me sinto como se tivesse nascido aqui, pela amizade e relacionamentos desenvolvidos.

Como a população pode participar do Conseg, se é que pode.

Não só pode como deve. Primeiramente comparecendo às reuniões mensais do Conseg.
A reunião do mês de Março será no dia 15, entretanto, as demais serão na 2a./2a., fácil de guardar, ou seja, na 2a. segunda-feira do mês, às 19 horas, na Av. Aquidabã, 734, Bosque (Microcamp), nas seguintes datas: 12.04; 10.05; 14.06; 12.07; 09.08; 13.09; 18.10; 08.11 e 13.12.
Nestas reuniões são discutidas questões relativas à segurança dos cidadãos que residem nos bairros que pertecem à jurisdição do Conseg, que hoje são mais de 20 bairros.

O Conseg União Centro-Leste tem uma sede?

O Conseg está em vias de definir o local para sua sede própria. Enquanto isto não ocorre, contatos podem ser feitos pela internet através do endereço (consegucleste@mpc.com.br) ou através da SABB-Sociedade Amigos do Bairro do Bosque e Adjacências.

Na realidade do que cuida o Conseg? Além da questão da segurança para as comunidades dos bairros em que atua ?

Bem lembrado. A questão de segurança é uma questão social, e a base da sociedade é a família. Talvez alguns já saibam, mas vale a pena mencionar. Recente relatório elaborado pela ONU- Organização das Nações Unidas, sobre a situação no Brasil, revelou que 35% dos jovens dependentes de drogas afirmaram ter procurado a droga devido a problemas na família, e, neste caso, concluímos que o problema não está na rua. Outro dado importante é de que 25% dos jovens tem menos de 15 anos. Com esta idade eu ainda tive minha infância, empinando papagaio ou jogando bola na rua. Os jovens de hoje têm a mesma infância que tivemos ? a mesma família que tivemos ?
Entre as ações sociais, participamos, com o apoio da Guarda Municipal e da Editora Abril, da Campanha de Desarmamento Infantil, trocando uma arma de brinquedo por um gibi. Esta campanha teve grande apoio de várias escolas, entre elas o Colégio Ave Maria. Vale lembrar também a frase "Eduquemos as crianças para não ter de punirmos os adultos".

O Conseg tem projetos em outras áreas sociais ?

Sim, especialmente em conjunto com as Associações de moradores de bairros. Por exemplo, estaremos desenvolvendo programa para a 3a. idade, abordando segurança e re-integração social, reunião com síndicos de condomínios levantando suas necessidades, inclusive com programa para porteiros. Buscamos também através das ARs (Administrações Regionais), projetos que Visem a melhoria na iluminação e sinalização de vias públicas, manutenção das árvores com podas, entre outros.

O Conseg acolhe algum tipo de denúncia?

Falando em denúncia, aproveitamos para divulgar aqui o telefone do Disque-Denúncia, (3236.3040), que na verdade é uma iniciativa Municipal com apoio da Iniciativa privada. Agora, quando chegam ao conhecimento do Conseg, problemas que ameaçam a segurança dos cidadãos que residem na área de abrangência deste Conseg, estes são levados ao conhecimento da Polícia Civil e Militar para as devidas providências. Aproveito para divulgar também os telefones do 10o DP (3279.9800), da 2a.Companhia do 35o.Batalhão da Polícia Militar (3271.3469 ou 190) e da Guarda Municipal (1532). Ou seja, em momento de urgência eles devem ser contatados.

Como tem sido a atuação do Conseg-União-Centro Leste no combate da prostituição praticada pelos travestis nos bairros Bosque e Proença?

O nosso Conseg não combate a prostituição, entretanto, a partir do momento em que a prostituição traz consigo a criminalidade, a violência, as drogas, a desordem, o desrespeito, cerceando assim o direito de ir e vir, garantido pela Constituição Nacional, então o Conseg, conjuntamente com as autoridades, atua no resgate da dignidade e na defesa da segurança dos cidadãos de bem da nossa comunidade.

O que você diria para a população deste Bairro em relação aos projetos que o Conseg tem em relação a segurança dos moradores? Como os moradores devem agir em sua opinião?

Diria que uma andorinha não faz verão, ou seja, que os projetos só têm sentido se partirem da própria comunidade, e isto significa participação. Para mim seria muito mais cômodo estar preocupado exclusivamente com meus problemas particulares, para minha conta bancária, com o que tenho, com o que sou. Mas na verdade, me preocupo com o que posso fazer, com o que podemos fazer, e ter certeza de que fizemos algo, para deixar um mundo melhor para a próxima geração. Uma bala perdida não escolhe o seu alvo. Devemos criar a consciência de que não basta jogar toda a responsabilidade da segurança nas costas das autoridades, haja visto, a limitação de recursos e efetivo contra o aumento nefasto da criminalidade. Vale lembrar que este mundo não nos pertence, tomamo-lo emprestado de nossos filhos e netos. Contem conosco, vamos em frente e que Deus nos Abençoe e Ilumine.

Redação / JBEN

Indicar esta página à um amigo

 

Matérias Anteriores:

 

Jornal Bairros em Notícia

Fone (19) 3233.3201 ou (19) 9128.0775
contato@bairrosemnoticia.com.br
Caixa Postal 756 - CEP 13001-970 - Campinas - SP